4ª Conferência MIssionária

4ª Conferência MIssionária

domingo, 14 de abril de 2013



Tema: Missões uma questão de urgência


Texto: Ester 4:14 p.aPorque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte virá”.
Introdução: O propósito de Deus é que o evangelho seja por todos, pregado por toda a igreja, em todo o mundo, a toda criatura. A visão de Deus é o mundo todo, o método de Deus é a igreja toda e o tempo de Deus é agora. Missões é uma tarefa imperativa, intransferível, inacabada e urgente.
Deus só tem um método para Salvar a humanidade, esse método é a igreja, se a igreja falhar Deus não terá outro método.
"Missões não é uma opção, mas um mandamento.
Todos aqueles que foram alcançados pelo evangelho são enviados a compartilhar o evangelho. A evangelização não deve ser apenas um programa da igreja, mas um estilo de vida de todos os crentes.
Dick Hills:"Cada coração com Cristo é um missionário e cada coração sem Cristo é um campo missionário."
Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário. David Livingstone

"Onde há paixão fraca por Deus, o zelo para Missões também estará fraco."Jonh Piper

O último mandamento de Jesus foi IDE e Fazei discípulos de todas as nações; essa deve ser nossa primeira preocupação. Larry Hill

Temos os meios para poder evangelizar nosso país, mas eles infelizmente estão dormindo nos bancos de nossas igrejas.John Stott

Alexandre Duff, missionário presbiteriano na Índia, retornou à Escócia, seu país de origem, depois de longos anos de trabalho. Seu propósito era desafiar os jovens presbiterianos a continuarem a obra missionária na Índia. Esse velho missionário, numa grande assembleia de jovens, desafiou-os a se levantarem para essa mais urgente tarefa. Nenhum jovem atendeu seu apelo. Sua tristeza foi tamanha, que ele desmaiou no púlpito. Os médicos levaram-no para uma sala anexa e massagearam-lhe o peito. Ao retornar à consciência, rogou-lhes que o levassem de volta ao púlpito, para concluir seu apelo. Eles disseram: “O senhor não pode”.                        Ele mesmo assim disse: “Eu preciso”. Dirigiu-se, então, aos moços nesses termos: “Jovens presbiterianos, se a rainha da Escócia vos convidasse para ir a qualquer lugar do mundo como embaixadores, iríeis com orgulho. Hoje O Rei dos reis vos convoca para ir à Índia e não quereis ir. Pois, irei eu, já velho e cansado. Não poderei fazer muita coisa, mas pelo menos morrerei às margens do Ganges e aquele povo saberá que alguém o amou e se dispôs a levar-lhe o evangelho”. Nesse instante, dezenas de jovens se levantaram e se colocaram nas mãos de Deus para a obra missionária!
Jim Elliot, mártir entre os Audanes, Equador disse:  Nós não precisamos de uma grande chamada de Deus, o que realmente necessitamos é de um bom chute no traseiro”.
Para aqueles que acham que não são capacitados, ouça esse provérbio grego. Começar já é metade de toda ação.
Hudson Taylor “Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus”
Eu tenho um mensagem urgente de Deus para sua Igreja! Preciso de Missionários que há de ir por nós!
Ao ouvir esse chamado falaremos como Isaias eis-me aqui envia-me a mim!
Ou falaremos como Moisés envia outro não eu!
‘Alguém não envolvido com evangelismo e discipulado é como um bombeiro que corre para um prédio em chamas apenas para ajeitar o quadro na parede’ Dl. Moody

Coloque missões em primeiro lugar e Deus dará as coisas necessárias. Edison Queiróz
“ A Igreja é o Útero de Deus aqui na terra! E ela que gera as vidas para Deus!   E esse Útero não pode ser estéril”
Igrejas brasileiras estão abarrotadas, no entanto, muitos continentes ainda estão vazios do Evangelho. Por quê?

Você Sabia? A Igreja Evangélica no Brasil cresceu mais que o dobro do ritmo da população durante mais de 20 anos, mostra estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).     Se o crescimento constatado continuar, a população evangélica brasileira chegará a aproximadamente 55 milhões, até o final deste ano. E caso a ascensão permaneça, em 2022 a Igreja Evangélica alcançará 50% da população.

Diante dos números, que também podem ser percebidos nas esquinas com o surgimento de um novo templo a cada dia, ficam algumas questões muito importantes a serem, talvez não respondidas, mas ao menos, refletidas. Uma delas é: Por que, enquanto as igrejas brasileiras estão abarrotadas, muitos continentes ainda estão vazios do Evangelho?

Estima-se que todos os anos 2.5 milhões de pessoas morram sem sequer saber da existência da Palavra de Deus ou de Jesus Cristo. Isso porque ainda têm aproximadamente 2.251 línguas sem um versículo bíblico traduzido. São cerca de 2.200 grupos étnicos que nunca ouviram nada sobre Jesus, são cerca de mais de 193 milhões de pessoas que não têm acesso algum às Escrituras.

ONU diz que entre os indios gurani-kaiwá acontece a maior taxa de suicidio coletivo entre jovens do planeta.

A cada seis dias, um jovem guarani-kaiowá tira a própria vida. Dados do Ministério da Saúde divulgados neste ano mostraram que, de 2000 para cá, 555 indígenas dessa etnia cometeram suicídio, sendo a maior parte dos casos por enforcamento (98%) e cometidos por homens (70%), a maioria deles na faixa dos 15 aos 29 anos.

Martin Luter King disse: O que me preocupa não é o grito dos maus, e sim o silêncio dos bons!
Faça todo o bem que puder, de todas as formas, a todas as pessoas enquanto for possível.   John Wesley

Você já ouviu falar da Igreja Perseguida

Milhões de evangélicos brasileiros que vão à igreja constantemente, pregam em locais públicos, leem suas bíblias no ônibus, pensam que a perseguição, tortura e prisão dos cristãos ficaram apenas no livro de Atos. No entanto, o Coordenador de Viagens e Correspondentes Internacionais da “Missão Portas Abertas”, Homero das Chagas, faz um alerta fundamental.

“Apenas 0,04% da Igreja brasileira está engajada na causa dos cristãos perseguidos. Isso significa que dentre os quase 50 milhões de cristãos brasileiros, só 25 mil envolvem-se no suporte, oração, doação e ajuda à Igreja Perseguida”.

Enquanto constroem-se prédios magníficos, eventos "gospel", debates doutrinários, existem centenas de cristãos pagando um preço de sangue, sendo massacrados, muitas vezes, em mais de 50 países do mundo onde há perseguição ao Evangelho.
 E mais de 2.5 milhões de pessoas morrendo anualmente sem conhecer o Salvador.
 Mas como ouvirão, se não houver quem pregue? A pergunta de Paulo em Romanos 10.14 se repete. Porém, a resposta "eis-me aqui", infelizmente, está cada vez mais rara.

Estatísticas sobre a urgência da obra missionária.

Você Sabia? Dos 24.000 povos no mundo, 8.000 ainda não foram alcançados com o Evangelho.

• Dos 251 povos indígenas brasileiros, 118 ainda não têm presença de missionários.
• Das 7.158 línguas do mundo, a Bíblia ainda não foi traduzida para 4.000 delas.

• Ainda existem países que não possuem nenhum crente nacional conhecido. Entre eles estão Arábia Saudita, Saara Ocidental, Ilhas Maldivas e Catar

• Das 600.000 cidades e vilas na Índia, em 500.000 ainda não tem obreiros cristãos.

• Na China ainda existem 500.000.000 de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus.

• Dentre as MAIS de 250.000 igrejas existentes no Brasil menos de 400 delas possuem um missionário trabalhando com esses povos não alcançados (incluindo nossas tribos indígenas).

• Acredita-se que morrem 85.000 pessoas diariamente no mundo sem nunca terem ouvido falar da salvação em Jesus.
• Menos de 1% dos recursos da Igreja brasileira são investidos na obra transcultural.

• A média de investimento do crente brasileiro em missões é de apenas  R$ 1,30 por ano.

• Pra se ter uma ideia, se investe mais em chicletes e balas, refrigerantes, x-tudo do que missões.

(Anderson N. Tauil) “A igreja que não se compromete com a obra missionária é como um hospital que esconde o remédio e deixa o doente morrer agonizando enquanto espera”

Estas informações são conhecidas da maioria dos líderes denominacionais brasileiros, mas é algo pouco divulgado entre os crentes. Sendo assim, o projeto visa levantar não apenas candidatos, mas também igrejas e pessoas que estejam dispostos a interceder por missões e investir naqueles que pretendem ir.

Fonte: Sepal Servindo aos Pastores e Líderes

"Apoiar um trabalho missionário é um grande desafio aceito apenas por aqueles que são portadores de uma grande visão”.
Olinto de Oliveria, Missionário na China
4º) População do mundo 6.3 bilhões de pessoas
5º) A população do mundo aumenta cerca de 1 bilhão de pessoas a cada 10 anos
·         Nascem por ano77 milhões de crianças
·         Nascem 2.8 crianças por segundos
·         Morrem no mundo 85.536. 000 por ano
·         Morrem 7.128.000 por mês                                                                        
·         Morrem por dia no mundo 237.600 pessoas
·         Morrem 9.900 por minuto

Alguns dos desafios que estão diante de nós são os seguintes:
Existem no Brasil mais de:

1º) 190 milhões de alcoólatras
2º) 73 milhões de homossexuais
3º) 43 milhões de lésbicas
4º) 36 milhões de prostitutas
5º) 1.2 bilhões de analfabetos
6º) 2.5 bilhões de adolescentes
7º) 1.8 bilhões de muçulmanos 80% não evangelizados
8º) 900 milhões de budistas
9º) 800 milhões de hindus
10º) 100 milhões de crianças de rua
11º) 22 milhões de refugiados vivendo precariamente
12º) 35 milhões de pessoas presas vivendo precariamente
13º) Estima-se que em 2013 haverá mais de 1bilhão de pessoas sem religião no mundo.
Se não ganharmos para Cristo esta geração   
nesta geração, teremos fracassado nesta geração como Igreja.

Segundo (Mc 16.15)

4.1 A ordem é IR
4.2 O campo é o mundo
4.3 O método é a igreja pregar
4.4 A mensagem é o Evangelho
4.5 O alvo é toda criatura.
Deus deseja dar a todos os homens e a todas as mulheres em todo lugar uma grande noticia; a proclamação do evangelho, e isso só será possível de ser realizado através da igreja ao enviar o   missionário para que pregue as boas novas de salvação em Cristo Jesus o único salvador da humanidade. 

A lógica é a seguinte; (Rm 10. 15-13)

1. A igreja envia
2. O enviado prega

3. O ouvinte ouve
4. Ao ouvir ele passa a crer
5. Ao crer ele invoca
6. Ao invocar ele é salvo
7. Ao ser salvo vai morar no céu
Missões devem estar:
1. No coração daquele que ama as almas perdidas
2. Nas mãos dos que contribuem para o envio do missionário
3. Nos joelhos que se dobram para orarem e intercederem por missões
4. Nos olhos de quem chora pelos missionários que sofrem
5. Na mente de quem pensa diariamente em missões
6. Na boca de quem divulga a obra de missões e aceita seus desafios
7. Nos tímpanos de quem está sempre atento ao clamor das almas
8. Na vida daqueles que se entregam de corpo e alma disposto a pagar qualquer preço para fazer missões.
Então se missões se fazem assim eu:
1. Quero usar meu coração para amar missões ainda mais
2. Quero estender minhas mãos para sustentar os missionários
3. Quero dobrar meus joelhos e interceder por missões
4. Quero usar meus olhos para ver os campos brancos e chorar pelas almas, e pelos missionários que estão sofrendo.
5. Quero sempre estar usando minha mente para pensar em missões e nas almas
6. Quero abrir minha boca e falar sempre do grande amor de Deus e divulgar missões
7. Quero usar e gastar minha vida em prol da obra missionária e das almas.

Deus nos chamou para sermos:
a) Testemunhas (Is 43.10).
b) Sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-14).
c) Uma carta escrita e lida por todos os homens (2 Co 3.2).
d) Embaixadores (2 Co 5.20) e despenseiros (1 Co 4.1-2).
e) Deus nos deu o ministério da reconciliação e pôs em nós a palavra da reconciliação (2 Co 5.18-19).
Fazer missões é obrigação de todo salvo. Paulo afirma: (1 Co 9.16)  “Esta obrigação me é imposta, e ai de mim se não anunciar o evangelho” Esse texto não significa que o crente deve pregar o evangelho constrangido ou forçado, mas deve ter a consciência de seu dever de pregar o evangelho.
(04) - Fazer missões é um privilégio de cada salvo (Mt 10.32). Se os céus se regozijam quando um pecador se arrepende dos seus pecados, é evidente que o ganhador de almas é o motivador dessa alegria.
(05) - Fazer missões É uma responsabilidade de cada crente (1 Tm 2.4 e Ez 33.8).
(06) - Fazer missões É um desafio para o ganhador de almas (Mt 18.12-13 e Sl 126.5-6).
(07) - Fazer missões É uma prova que temos a natureza de Deus (Fp 2.5; Cl 3.3 e Rm 5.5).
(08) - Fazer missões É uma divida de todo salvo (Rm 1.14-15). O que o Senhor fez em nossa vida é motivo de muita gratidão. Basta lembrarmo-nos da nossa situação pecaminosa, sem Deus, sem paz, sem esperança sob domínio de Satanás e do triste fim que nos estava reservado na eternidade, temos razão de sobra para empenharmos todos os nossos esforços a fim de levarmos outras pessoas a Cristo.
O lema dos morávios foi:TODO CRISTÃO É UM MISSIONÁRIO E DEVE TESTEMUNHAR ATRAVÉS DE SUA VIDA DIÁRIA”.

Onde estiver um pecador ali é um campo missionário.
Pois diante de você existe um púlpito invisível.

Quando William Booth, fundador do Exército de Salvação, foi inquirido pelo rei da Inglaterra sobre qual a força que dirigia a sua vida, ele respondeu: "Majestade, alguns homens têm paixão pelo ouro, outros pela fama, mas a minha paixão é pelas almas".

CONCLUSÃO: Só existe 3 coisas que você pode fazer ao ter ouvido todas estas verdades irrefutáveis! FUGIR – FICAR OLHANDO – OU FAZER ALGO!!!
Não aposente seus ouvidos ao clamor missionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário